the GazettE (ガゼット/Gazetto) é uma banda japonesa de visual kei, formada em 10 de março de 2002 e que, atualmente, faz parte da gravadora Sony Music e da Ps Company.

 

 

wakaremichi

 

Inicialmente, contava com Ruki (vocal), Uruha (guitarrista), Aoi (guitarrista), Reita (baixista) e Yune (baterista). O primeiro single lançado foi 別れ道 (Wakaremichi), em 30 de abril de 2002 pela gravadora Matina. Em 21 de janeiro de 2003, Yune decide sair da banda. Não demorou muito até acharem outro baterista para a banda.  Ao saber que Yune sairia da banda, Kai ligou para Ruki e foi convidado para ser o novo baterista. Kai se une ao the GazettE no dia 1º de fevereiro de 2003. Um mês depois, eles assinam um contrato com a PS Company. No mesmo ano GazettE fez turnês e participou de eventos pelo resto do ano, tal como o evento Beauti-Fool’s Fest 2003 que contou com a presença de artistas como Merry e D’espairsRay.

 

Sem Título-2

 

O the GazettE fez em 16 de janeiro de 2004 um show one-man no Shibuya AX, que mais tarde seria lançado em DVD o 東京裁判〜JUDGMENT DAY〜 (Tokyo Saiban -Judgment Day) e com a abertura de seu fã-clube oficial, HERESY. Em agosto lançaram o seu segundo DVD, 大日本異端芸者的全国巡礼単独公演「平成挽歌」 (Heisei Banka). Perto do fim do ano, a banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, Disorder, álbum que ficou em terceiro lugar nas paradas de sucesso da Oricon Indie. 
No começo de 2005, the GazettE embarcou em sua turnê japonesa chamada STANDING TOUR 2005『MAXIMUM ROYAL DISORDER』. A performance final foi feita no Shibuya Kokaido, dia 17 de abril de 2005. Eles lançaram itens entre as turnês, entre eles o single “reila” em março, e o photobookVerwelktes Gedicht” em setembro que incluía um CD exclusivo com a música “枯詩” (Kare Uta). Logo foi anunciado um pequeno hiato que durou até dezembro, quando participaram da turnê “PEACE & SMILE CARNIVAL TOUR 2005” e foi lançado o single Cassis, no qual foi o último single lançado pela banda sob o nome ガゼット.

 

Sem Título-2

 

Em 2006 eles trocaram seu nome, antes escrito em katakana, para the GazettE, escrito em inglês e no começo do ano foi lançado um novo álbum, NIL. Em 11 de fevereiro de 2006, the GazettE realizou sua turnê Standing Live tour 2006 “Nameless Liberty Six Guns“. Eles embarcaram em uma grande turnê, passando por todo o Japão com mais de 30 shows. O último show da turnê aconteceu no 日本武道館 (Nippon Budokan), no qual esgotaram-se os ingressos. Fizeram seu primeiro show na Europa no fim de julho, no evento sobre cultura japonesa Animagic, na Alemanha. Mais tarde naquele ano, uma versão em inglês do site oficial foi criada.

 

Em 6 de agosto de 2005, the GazettE realizou um festival chamado, GAZEROCK FESTIVAL IN SUMMER 06[BURST INTO A BLAZE] no Tokyo Big Sight West Hall. Mais tarde eles lançaram dois novos singles, “Regret” no dia 25 de Outubro, e “Filth in the Beauty” no dia 1 de Novembro. Para promover esses singles, eles começaram outra turnê TOUR 2006 [DECOMPOSITION BEAUTY]TOUR 2006-2007 DECOMPOSITION BEAUTY 2ND DECOMPOSITION [FURY&SORROW]. No meio dessa turnê, eles anunciaram que a final seria no Yokohama Arena.

 

Sem Título-2
No começo de 2007, o single “Hyena” foi lançado. “千鶴” (Chizuru), uma faixa B-side de Hyena, foi usada com música de encerramento de um filme coreano, Apartment. Começaram 2007 com ainda mais shows e novos singles, antes de anunciar o lançamento de seu terceiro álbum, Stacked Rubbish que alcançou a terceira colocação nas paradas de álbuns e duas grandes turnês nacionais. A primeira delas aconteceu em Julho e a segunda aconteceu no final do ano. O the GazettE, também resolveu voltar à Europa para uma pequena turnê em outubro, que passou pela Alemanha, França, Finlândia e Inglaterra. Em uma parceria com a GemCerey, o single 紅蓮 (Guren) foi lançado em 13 de fevereiro de 2008, e ficou em 3º lugar no Oricon. Foi anunciado que um novo DVD iria ser lançado em Agosto e o novo single “Leech” na Primavera de 2008, que ficou em 2º lugar no Oricon.

 

Sem Título-2

 

No dia 23 de Agosto de 2008, eles fizeram um festival chamado GAZEROCK FESTIVAL IN SUMMER 08[BURST INTO A BLAZE], no Fuji-Q Conifer Forest. the GazettE fez uma turnê em Outubro chamada “STANDING LIVE TOUR08[FROM THE DISTORTED CITY]“, referenciando a música “Distorted Daytime” do single “Leech“. Citando à cidade de Tóquio como a “Cidade Distorcida”, em termos de sociedade e a crise política que estava assolando o Japão na época. “From The Distorted City” ilustra “Uma Mensagem da Cidade Distorcida de Tóquio”.

 

Em 15 de novembro de 2008, a banda fez um show secreto na Estação de Shinjuku. Originalmente, cerca de 500 pessoas eram esperadas, mas vieram em torno de 7.000 pessoas. Devido ao número de pessoas nas ruas, a polícia foi obrigada a cancelar o show após duas músicas. Em 15 de janeiro de 2009, the GazettE tocou junto com outras bandas contratadas da gravadora PS Company na comemoração de 10 anos da gravadora, e eles anunciaram o lançamento de um novo single, “Distress and Coma“, em 25 de março de 2009. Junto com o novo single, também foi anunciado o lançamento do 4º álbum de estúdio, “Dim“, em 15 de julho. Após o lançamento do álbum, a banda fez uma turnê pelo Japão, começando em Julho de 2009, sendo que o final da tour aconteceu no dia 5 de setembro, no Saitama Super Arena. Em 7 de Outubro de 2009, o single “Before I Decay” foi lançado. Depois disso, the GazettE tocou no V-ROCK Festival 2009, no dia 24 de Outubro  no Makuhari Messe. O lançamento do DVD da turnê DIM SCENE ocorreu no dia 16 de dezembro de 2009.  E em Dezembro, the GazettE realizou um show na véspera de natal, chamada  A HYMN OF THE CRUCIFIXION no Tokyo Big Sight.

 

Sem Título-2

 

Em 17 de março de 2010, a banda embarcou na turnê do fã-clube HERESY chamada “Standing Live Tour 10 (The End of Stillness)“. Depois da turnê do fã-clube, a banda anunciou em seguida outro single e uma turnê, que é chamada “TOUR10 NAMELESS LIBERTY SIX BULLETS” a partir de julho com duas noites consecutivas no 日本武道館 (Nippon Budokan), 22 e 23 de julho. Entre todos estes eventos, a banda anunciou que estariam se transferindo da King Records para a Sony Music, com o lançamento de seu single “Shiver“, que também foi escolhida como tema de abertura para o anime Kuroshitsuji II, foi lançado em 21 de julho de 2010, alcançando a 2ª posição do Oricon.

 

Logo após o lançamento de “Shiver“, a banda anunciou o local para o final da turnê de “TOUR10 NAMELESS LIBERTY SIX BULLETS”, que aconteceu no maior estádio de Tokyo, o Tokyo Dome, no dia 26 de Dezembro de 2010, e dois novos singles “Red” e “Pledge”. “Red” foi lançado em 22 de setembro de 2010, que alcançou a 6ª posição na Oricon, e “Pledge” que foi lançado dia 15 de dezembro de 2010 e alcançou a 2ª posição no Oricon. No dia 9 de fevereiro de 2011 foi lançada a compilação “Fuck the Border Line (Tribute for Kuroyume)” tributo a banda Kuroyume, que tem a presença do the GazettE, entre outras bandas. O the GazettE participa do álbum fazendo cover da música “C.Y.HEAD”.

 

Em março a banda embarcou em uma turnê de fanclub chamada “HERESY ONLY LIVE TOUR11 TWO CONCEPT EIGHT NIGHTS ABYSS/LUCY”. Uma turnê fechada para o fã-clube Heresy. Foram 8 lives com dois “conceitos” e cada um com um “tema”, entre “ABYSS” e “LUCY”. No dia 10 de março, eles fizeram um show no Zepp Tokyo comemorando seus 9 anos de carreira.

 

Sem Título-2

 

23 de março, GazettE lançou uma coletânea intitulada “Traces Best of 2005-2009” com as melhores músicas do the GazettE nos anos de 2005 a 2009. E o DVD live concert “THE NAMELESS LIBERTY AT 10.12.26 TOKYO DOME”. Porém, com as catástrofes no Japão, ambos foram lançados dia 6 de abril. Em 25 de maio a banda lançou um novo single, com o nome de ‘Vortex‘, que alcançou a 5ª posição na Oricon.
Em Julho de 2011, Ruki e Aoi participaram de senssion bands no PS Carnival Tour 2011 Summer 7 Days, no Shibuya. Ruki estava como vocalista em uma banda chamada LU/V e Aoi em uma banda chamada “Aoi with Bon:cra-z”. the GazettE também tocou no festival Summer Sonic em 2011 que aconteceu dia 13 e 14, em Tóquio e em Osaka. Dia 18 de Outubro foi a vez do the GazettE tocar no Inazuma Rock Festival.
the GazettE anunciou seu novo single “REMEMBER THE URGE” para o dia 31 de Agosto, eles também anunciaram o album “TOXIC” para o dia 5 de Outubro e a TOUR11 VENOMOUS CELL iniciou dia 10 do mesmo mês. A final aconteceu no Yokohama Arena, com o titulo the GazettE LIVE TOUR11-12 VENOMOUS CELL-FINAL-OMEGA, em janeiro de 2012.

 

Sem Título-2

 

Na final do Venomous Cell, a banda anunciou que eles realizariam um show para comemorar os 10 anos de banda, no dia 10 de Março no Makuhari Messe. Eles também anunciaram um album novo chamado DIVISION. Após isso a banda entrou em uma turnê dedicada ao fan-club oficial. STANDING LIVE TOUR 12 -HERESY PRESENTS- HETERODOXY começou no dia 4 de Julho de 2012 e acabou no dia 29 de Agosto de 2002, mesmo dia no qual o DIVISION foi lançado. No dia 1º de Outubro DIVISION foi lançado na Europa, pela gravadora JPU Records. DIVISON foi promovido durante a turnê nacional LIVE TOUR12-13 [DIVISION] GROAN OF DIPLOSOMIA 01, que começou dia 8 de Outubro e terminou dia 29 de Novembro.
O DVD 10TH ANNIVERSARY THE DECADE LIVE AT 03.10 MAKUHARI MESSE foi lançado dia 9 de Janeiro de 2013. A banda também anunciou sua primeira turnê de 2013, LIVE TOUR12-13 [DIVISION] GROAN OF DIPLOSOMIA 02, que começou dia 2 de fevereiro de 2013 e terminou no dia 10 de Março de 2013, com o show de aniversário DIVISION FINAL MELT, que aconteceu no Saitama Super Arena.

 

Sem Título-2

 

No dia 29 de março, a banda anunciou em seu site oficial que estariam fazendo sua primeira turnê mundial “the GazettE WORLD TOUR 13” passando exatamente por 7 países diferentes, sendo eles (na ordem dos shows): México – Mexico City -, Chile – Santiago -, Argentina – Buenos Aires -, Brasil – São Paulo, onde encerraram seus shows na América do Sul em 14 de setembro -, França – Paris e Toulouse -, Alemanha – Dortmund e Munique – e na Finlândia, em Helsinque.

 

Em 2013 eles também tocaram um festival de rock na Rússia, o Kubana. Ele aconteceu no dia 1 e 7 de agosto. the GazettE teve sua primeira performance na Rússia, dividiram o palco com vários artistas internacionais como Die Ärzte, Scooter, the Guano Apes, Bullet For My Valentine, System of a Down e outros.
O DVD do DIVISION FINAL MELT, foi lançado em 26 de Junho. A banda também lançou um novo single intitulado “FADELESS” e um album em 23 de Outubro, BEAUTIFUL DEFORMITY. the GazettE também anunciou turnê para promover os novos lançamentos. LIVE TOUR 13 [BEAUTIFUL DEFORMITY] MAGNIFICENT MALFORMED BOX, começou dia 2 de Novembro e terminou no dia 28 de Dezembro.

 

Sem Título-2

 

Durante o ano de 2014, the GazettE realizou três turnês intituladas “Redefinition“, dedicada aos albuns passados e apenas para os membros do HERESY. Em março foram os shows para o DISORDER e o NIL (NAMELESS LIBERTY DISORDER HEAVEN SCENE 01).  Em Julho foi a segunda turnê, para o Stacked Rubbish e DIM (PULSE WRIGGLING TO DIM SCENE SCENE 02), e o final da turnê foi em Novembro, com shows dedicados ao album TOXIC e DIVISION (HERESY LIMITED GROAN OF VENOMOUS CELL SCENE03). As três turnês viraram DVD mais tarde que foi lançado em duas versões no dia 11 de Março de 2015.

 

Sem Título-2
10 de Março de 2015 foi o aniversário de 13 anos da banda, nesse dia eles realizaram um live especial no Nippon Budokan. Após o show de aniversário, eles anunciaram um projeto chamado de “Project: Dark Age“. Inicialmente o projeto contava com 6 movs, sendo eles o lançamento de um album (DOGMA), dois singles (UGLY e UNDYING), duas turnês (DOGMATIC UN e DOGMATIC DUE) e um show DOGMA FINAL 漆黒(Shikkoku) no ginásio Yoyogi. Mas em um dos shows da DOGMATIC DUE, a banda surpreendeu a todos com mais 6 movs.

 

A segunda WORLD TOUR foi anunciada, com o nome DOGMATIC TROIS, ela foi marcada para a primeira metade do ano de 2016. 7th movement, the Americas: (México, Argentina, Brasil, Estados Unidos [4 shows], Canadá [2 shows]). 8th movement, the Far East (Taiwan e China). 9th movement, The Continent (França, Alemanha [2 shows], Finlândia e Rússia]
O 10th Movement ficou sendo o lançamento DVD DOGMA FINAL 漆黒 (Shikkoku).  O 11th movement ficou para julho de 2016, uma outra turnê standing dentro do Japão, DOGMATIC – ANOTHER FATE-. Enquanto o Grand Finale do DOGMATIC – ANOTHER FATE-, e também o último mov, ficou para o dia 27 de Setembro encerrando o PROJECT: DARK AGE.

 

 

Em outubro foi realizado o primeiro show de Halloween, limitado aos membros do fanclub HERESY, o “THE DARK HALLOWEEN NIGHT [-SPOOKY BOX-]” aconteceu no dia 28 de abril no ZEPP TOKYO. Em 2006 a banda fez uma participação em dois grandes festivais , marcando presença novamente no Kishidan Banpaku 2016 e no final do ano fez sua primeira aparição no festival organizado pela banda Slipknot, KNOTFEST JAPAN 2016.

 

2017 foi o ano de aniversário de 15 anos da banda, foi organizado então um show de aniversário que também veio para redefinir algumas das músicas mais antigas da bandas, que foram lançadas até o ano de 2005. DAINIPPON ITANGEISHA 「BOUDOUKU GUDON NO SAKURA」foi o nome do show que aconteceu no dia 10 de Março no ginásio Yoyogi, como os ingressos se esgotaram imediatamente, a banda marcou uma nova turnê dedicada ao seu fanclub com o mesmo tema, os shows aconteceram durante o mês de Abril de 2017. No mesmo dia do show de aniversário, the GazettE anunciou o BURST INTO A BLAZE 3, primeiro BURST INTO A BLAZE depois de 9 anos, o show aconteceu em agosto de 2017, ao ar livre na Fuji-Q Conifer Forest.

Em Outubro de 2017, a banda voltou a fazer shows de Halloween. Dessa vez o “SPOOKY BOX2 THE DARK HORROR SHOW ABYSS/LUCY” foi dividido em dois temas, ABYSS e LUCY,  no total 4 shows, cada noite com um tema e eles aconteceram em Tóquio e Osaka. Mais tarde fizeram parte de mais dois festivais, o ROCK IN JAPAN FESTIVAL 2017 e no COUNTDOWN JAPAN17/18.


Links Oficiais: